Agroecologia

O conteúdo aqui apresentado reproduz uma parte do Caderno de Educação Ambiental número 13, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, disponível em: https://www.ambiente.sp.gov.br/cea/category/biblioteca-cea/.

Agroecologia

O termo “agroecologia” é geralmente empregado para designar a incorporação de idéias ambientais e sociais aos sistemas de produção.

horta-floresta

No Brasil, o termo “agroecológico” ou “agricultura agroecológica” é algumas vezes empregado para designar um segmento da agricultura sustentável, que tem foco nos aspectos sociais da produção, como se fossem um grupo à parte do movimento orgânico crescente no país. Mas, o seu significado é mais amplo, constituindo-se em uma nova abordagem da agricultura, que integra as diversas descobertas e estudos da natureza e suas inter-relações aos aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção de alimentos.

De forma resumida, podemos dizer que a Agroecologia é a base, o alicerce, onde foram construídas as principais vertentes ou “correntes” de uma agricultura sustentável, como:

  • Agricultura Orgânica ou Biológica;
  • Agricultura Biodinâmica;
  • Agricultura Natural e
  • Permacultura.

Tópicos:

1. Agricultura Orgânica 

2. Agricultura Biodinâmica

3. Agricultura Natural

4. Permacultura